Venha de lá o teu feedback

Faço-o pouco e provavelmente com pouca qualidade, mas até gosto de escrever. E também gosto de transmitir os meus parcos conhecimentos, em particular para quem quer ouvir, apesar de não meter as mãos no fogo pela minha própria qualidade pedagógica.

blogheader2.png

Bom, de qualquer forma, cá tens a tua oportunidade de me fazer escrever sobre qualquer coisa, ou de cascar na qualidade da minha escrita ou pedagogia, ou no comprimento dos meus posts, ou o que mais te der na cabeça ou te irrite neste blog. Desde que construtivo ou fundamentado, qualquer comentário ou sugestão é bem vindo🙂, deixa-o aqui.

26 comentários

  1. Junior said,

    Ola amigo,

    Sou da área de informática, mas não conheço nada de eletronica e foi bastante interessantes conhecer um pouco mais sobre a ligação de LED´s que para mim que não fazia ideia de como funcionava foi muito interessante. Cheguei até comprar umas lampadas de LED no mercado, abri para saber como funcionava porém creio que devido a mesma ser de 110 ou 220 tem mais duas pecinhas no meio do circuito, um deles é um bujãozinho que esta marcado como 100V10uF e outro é um marrom que parece uma bala de leite amassada com este “resistencia que comentou ligada junto com ele… e no meinho da placa tem um chipizinho igual placa de computador 6./ 5B…. saberia me dizer o que significa cada coisa desta,,,, queria fazer uma bateria de led´s com bastante LED para queria testas na eletrecidade….. de qualquer maneira gostei muito da expluicação e já valeu pelo conhecimento…

    Abçs

    Junior

  2. Njay said,

    Alô amigo Junior,

    Eu também sou da área de informática. Nunca estudei nem abri uma dessas lampadas de LED mas, pela descrição, posso dizer que:

    – 100V10uF trata-se de um condensador.
    – o que parece uma bala de leite amassada pode ser uma bobine, só vendo.
    – quanto ao chipezinho, talvez seja um circuito integrado (I.C.), só vendo também.

    Tal como disseste, uma vez que a lampada é para ligar a 110V ou 220V, é natural que tenha alguma electrónica lá dentro, porque os LEDs normalmente são alimentados por tensões bastante menores. Logo a electrónica serve para reduzir a tensão.

    Abraço

  3. Roberto said,

    Bom dia meu amigo
    Seu Blog esta muito bom muito claro me ajudo muito, so tenho duas dúvidas, 1) vc não coloco na tabela os valores para leds branco e justamente e o que eu estou tentando montar , 2) não sei qual o motivo mais na minha montagem que são varios grupos de leds aguns grupos ficam mais claros que outros estão ligados em serie cada grupo tem mais o menos de 20 a 24 leds Estou trabalhando com uma fonte de 6 volts, cada quartro e coloco um fio positivo , que acontece si ligar o fio do led invertido o fio mais curto no positivo ? será que este pode ser o problema

    desde ja muito grato

    Roberto

  4. Njay said,

    Caro Roberto,

    A queda de tensão no LED branco varia entre 3.1V e 4V, conforme o fabricante. A melhor forma de saberes qual é esse valor nos teus LEDs é fazer um teste. Começas por assumir que essa queda é de 3.1V e calculas uma resistência da forma habitual. Depois, montas um LED e com o multímetro medes a tensão no LED, ou seja, medes entre as duas perninhas do LED. Esse valor será a queda de tensão. Faz esse teste para 3 ou 4 LEDs, e depois, assumindo que dão mais ou menos o mesmo valor (por exemplo 3.5V, 3.65V e 3.48V) fazes uma média e usas esse valor. Se der valores muito diferentes para LEDs diferentes (por exemplo 3.2 e 3.8) é porque podes ter LEDs de diferentes fabricantes, Aí terás que tentar agrupar os teus LEDs por fabricante, fazendo o teste em todos.
    No final, sabendo já a queda de tensão, basta re-calcular os valores das resistências.
    Vou actualizar o artigo com esta informação.

    Em relação ao ponto 2), se trocares os fios do LED ele simplesmente não acende.
    Não sei se percebi bem o teu circuito…. estás a falar de LEDs brancos? Ou de outros LEDs? Tens LEDs de diferentes cores em cada grupo? Dizes que tens 6V… ora 6V não chega para 4 LEDs, pois o LED com a queda de tensão mais pequena é o vermelho que tem 1.8V; se vais colocar 4 LEDs desses em série, terias que ter uma “pilha” de mais de 4 x 1.8 = 7.2V. Como só tens 6V, eles não vão ligar ou então vão ficar mais apagados, e possivelmente com esse problema de luminosidade…

  5. Njay said,

    Comentário de Roberto Santos movido para aqui:
    https://troniquices.wordpress.com/2007/10/24/como-acender-um-led/

  6. Zanoni said,

    Achei o que precisava, mas pergunto: Não há meio de utilizar uma só resistência para vários grupos de LED em paralelo? Ah! e tenho uma dica: para saber a “perna” negativa de um led já usado (cortado), basta localizar aquela que que está ligada ao “filamento” maior.

  7. Njay said,

    Zanonu, podes experimentar a contar aqui o que viste; eu nunca experimentei mas tenho algumas ideias de possíveis resultados. Especulo que cada LED tenta “impôr” a sua queda de tensão, e aquele que tiver o valor mais baixo vai ganhar (eles não têm exactamente o mesmo valor, mesmo quando comprados ao mesmo tempo e ao mesmo fabricante), não deixando os restantes acender com o mesmo brilho. Até pode funcionar mais ou menos bem com alguns LEDs, se estes tiverem um valor de queda de tensão muito aproximado, mas com outras combinações “falhará miseravelmente”.

    Essa forma de identificar também conheço, no entanto lembro-me de ter visto em tempos uma discussão em que alguém dizia que apesar de ser a norma, nem sempre isso é assim… não sei se é verdade.

  8. bruno said,

    ola, parabens pelo blog, gostei da materia sobre Diodos, apesar das pequenas diferenças linguisticas (Brasil) gostei da forma de explicaçao

  9. beto said,

    Olá Amigo.
    Preciso de uma dica!
    Gostaria de montar um teste numa tomada pial (macho) com dois led: sendo que quando for 110v acenderia um led e 220v acenderia os dois led. poderia m ajudar a montar esse teste?
    seria muito util para mim esse teste?
    Grato
    Beto

  10. Danilo de N. S. said,

    Desculpe pelo mal entendido, as vezes perco a cabeça mesmo.

    Os créditos são seus.

    Blog com tutoriais exepcionais!!

    Obrigado pela compreensão.

    Att, http://www.arduinobrasil.blogspot.com

  11. António Meireles said,

    Caro amigo.
    Dei com o teu blog e achei interessante os temas tratados.
    Estou numa escola do antigo ciclo preparatório e estou a desenvolver um projecto de “relógio de sol” ” com leds” com os alunos e tenho deparado com imensas dificuldades em arranjar um sistema electrónico para o por a funcionar.
    É o seguinte: Queria um dispositivo electrónico em que de hora a hora me acendesse uma fiada de leds. Numa hora estava ligado uma barra de leds e na hora seguinte outra barra, assim sucessivamente durante 24h00 (24 barras de 12*+- leds cada uma). Estou aflito porque não consigo arranjar nada. Agradecia imenso uma sugestão. Obrigado

    • Njay said,

      Caríssimo, não estou a ver nenhuma maneira simples e barata de fazer isso, usando dispositivos que se possam comprar já feitos.
      O melhor que me ocorre é ter 24 programadores diários onde estariam ligados (24) transformadores para acender cada barra de LEDs, mas isto já não fica propriamente barato (~3,50€ cada programador no AKI, mais 24 transformadores [poucos € “nos chineses”?] e depois os LEDs e resistências).

      Com um microcontrolador é relativamente fácil de fazer, mas isso já exige conhecimentos de programação e alguma electrónica…

      Pode ser que mais alguém tenha melhor ideia. Boa sorte!

  12. Hiro said,

    Amigo, comprei 200 leds com intuito de fazer algo diferente…quero cobrir um teto de 40m² com eles usando 12v como fonte…
    Fiz um calculo de arrays em nesse site http://led.linear1.org/led.wiz
    e deu duas soluções:

    http://led.linear1.org/led.wiz

    Solution 0: 6 x 33 array, 2 extra LEDs
    e
    Solution 1: 5 x 40 array uses 200 LEDs exactly

    A solução 1:

    * each 100 ohm resistor dissipates 40 mW
    * the wizard thinks 1/4W resistors are fine for your application Help
    * together, all resistors dissipate 1600 mW
    * together, the diodes dissipate 8000 mW
    * total power dissipated by the array is 9600 mW
    * the array draws current of 800 mA from the source.

    Mesmo gastando 800mA, achei melhor por distribuir melhor os leds no teto, mas tecnicamente não sei se é bom. Gostaria de uma ajuda nisso.

    E queria saber se posso usar fios finos que no brasil eles chamam de “cabinho flexivel” comumente usado em eletronica. 0.20mm o fiozinho. Será que dá?
    É que eu não queria mesmo ga$tar com cabo de energia de 2,5mm.😛

    Por favor, gostaria de alguma resposta!😀

    Abraços, seu site é muito bom!

    • Njay said,

      Também tenciono cobrir o tecto da minha sala com LEDs, serão 250 que já tenho aqui. Mas vou usar 24V pois a corrente é menor e logo as perdas também são menores.

      Há tabelas que relacionam a grossura de um fio com a corrente máxima permitida, é uma questão de procurar na net (normalmente são tabelas de AWG). Repara que os 800mA só vão passar entre a fonte de 12V e o “inicio” dos LEDs. Quando os fios se separam em 6 conjuntos (solução 0), a corrente de 800mA também se divide por 6, passando ~133.3 mA em cada conjunto. Os fios que unem os conjuntos podem ser mais finos do que os fios que vão sa fonte até à separação.

      Se são LEDs brancos acho que te enganaste na queda de tensão dos LEDs, pois não conseguirás acender 6 LEDs (nem 5!) em série só com 12V.

      • Hiro said,

        Muito obrigado pela resposta!

        Os leds são “branco morno”:

        Emitted Color:Warm White
        Size: 5mm
        Lens Color:Water Clear
        Forward Voltage:2~2.5V
        Forward Current:20 mA

        24v fica melhor então? Pra mim é indiferente, pois ainda não adquiri a fonte.

        Abraços!

      • Njay said,

        Hummm… 2.5V? Tens um link para a datasheet?

        24V permite ter mais LEDs em série e com correntes mais baixas, logo fios mais finos.

  13. Hiro said,

    Não tem datasheet😦

    Eu comprei no ebay pq achei baratinho, paguei 9 dolares em 200 leds, com frete incluso, pelo menos, comparando com o preço do Brasil, foi bem pago.

    • Njay said,

      Então é só uma questão de medir a queda de tensão para confirmar esses 2.5V.

      • Hiro said,

        Eu sou um zero em eletrônica, mas tenho multimetro hehe…seleciono “diodo”?
        amanhã farei isso🙂 Obrigado!

      • Njay said,

        No final do artigo está descrito como fazê-lo (Então e o LED branco, como é que sei a queda de tensão do meu?).

  14. Hiro said,

    Eu aqui outra vez😀

    “Há tabelas que relacionam a grossura de um fio com a corrente máxima permitida, é uma questão de procurar na net (normalmente são tabelas de AWG).”

    E quanto ao comprimento do fio? Em uma fonte chaveada…12v 1A, existe limite para uso sem perdas?

    Obrigado!

  15. charles said,

    Gostaria de colocar em volta de uma pipa/pandorga, vários LEDs. Qual a pilha ideal para que não fique muito pesada? Gostaria também de colocar na rabiola da pipa.

  16. Claudio said,

    Achei o seu tutorial muito didático. A minha pergunta é com relação ao uso efetivo de LEDs para iluminação residêncial. Com o devido projeto, eu acredito que seja possível migrar (com vantagem financeira) da iluminação convencional (110V CA), para uma rede doméstica de painéis de LEDs. Eu estou enganado?

  17. Luís Roberto said,

    Bom dia, meu nome é Luís Roberto e gostaria de saber o esquema para acender dois leds amarelo para duas pinhas de 1,5V cada.
    E também saber se exisite led amarelo alto brilho? Se a resposta for afirmativa, que resistor devo utilizar também para duas pilhas de 1,5V cada? Obrigado, Abç.

    • Njay said,

      O esquema é só escolher dos que aí usei: ou serie ou paralelo. Como só tens 2 pilhas de 1.5V (3V) a ligação dos LEDs tem que ser em paralelo, cada um com a sua resistência. Existem LEDs amarelos de alto-brilho sim; não sei que tensão é que eles “dropam” mas deve ser acima de 3V pelo que pode ser dificil acendê-los só com 2 pilhas de 1.5V. Terás que procurar um e experimentar.

  18. Michele Bertim said,

    Boa noite, muito interessante o seu blog, Parabéns.
    Gostaria de saber uma coisa, preciso acender 4 Leds brancos e 3 Leds amarelos. Seria mais indicado, fazer circuitos separados ou um só.
    Para circuito separados, pensei em colocar os 4 brancos, para isso posso usar uma fonte de 12V, a mesma voltagem dos leds? Ou preciso de uma fonte maior? Com 15V de fonte, calculei o resistor e acho que devo usar um de 200 Hons, é isso?

    Se tem como fazer um circuito somente, tens como me orientar?

    Agradeço sua atenção.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: