Projecto: Aplicação de gestão fiscal simplificada

Esta aplicação faz uma gestão fiscal simplificada, e será útil a quem está no Regime Simplificado em prestação de serviços. Fiz isto por necessidade própria. Registo lá as facturas de fornecedores e recibos verdes, e depois ela calcula-me os valores para apresentar na declaração do trimestral do IVA. Para começar queria apenas substituir a folha de cálculo que usava (que pelos vistos muita gente usa) e simplifiquei bastante; mas há mais algumas funcionalidades a caminho, como a possibilidade de gerar ficheiros para carregamento directo na declaração trimestral do IVA no site da DGI.

Isto corre em Windows, ainda só experimentei no XP, e está em versão beta, apesar de eu já o usar desde 2008.

Como sempre, se decidires usar esta aplicação, estás exclusivamente por tua própria conta e risco. Neste momento a licença é a Atribuição – Uso Não-Comercial – Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal.

Não é preciso instalar, basta descarregar o ficheiro e está pronto a correr. Na mesma pasta do ficheiro será criado um ficheiro “avic.bd”, que contém todos os dados introduzidos na aplicação. Eu estou a dizer isto porque é excelente política ir fazendo cópias de segurança deste ficheiro regularmente.

Vou colocando aqui as actualizações. Comentários são bem vindos🙂. Quem quiser ser avisado de novas versões por email basta deixá-lo em comentário abaixo (não será publicado).

Bom proveito!

Download AVIC v0.3o (3/5/2011) ~3.9MB (completamente livre de virus e afins!)

Novidades mais relevantes na versão 0.3o (3/5/2011):
* Adicionadas as novas taxas de IVA.
* Corrigido um bug que fazia com que deixasse de ser possível entrar no AVIC (dava sempre erro) se fosse introduzido em Controle -> Informação Pessoal o valor do campo [61] para o 1º trimestre de utilização do AVIC.

Novidades mais relevantes na versão 0.3m (22/08/2010):
* IMPORTANTE: O campo [61] é o excesso a reportar da declaração de IVA do trimestre anterior. No 1º trimestre em que começamos a usar o AVIC mas já submetemos declarações anteriormente, é preciso introduzir manualmente o valor deste campo; isto é feito indo ao menu Controle -> Informação Pessoal. Se todas as declarações da actividade estiverem  introduzidas no AVIC ou o valor do campo [61] para o 1º trimestre introduzido no AVIC é 0,00€, então não é preciso fazer nada.
* A “cara” de entrada foi refeita para mostrar os valores a preencher na declaração de IVA, e estar muito parecido com o que vão ver na declaração (apenas algumas partes mais relevantes da declaração, usadas por pessoal no regime simplificado).
* Foram adicionadas as novas taxas de IVA. Quem já introduziu facturas ou recibos com data de Julho 2010 em diante na antiga versão, deve abrir essas facturas/recibos e, sem alterar nada, clicar em “Modificar”. Isto fará a actualização interna da taxa de IVA para estes tipos de documentos. Se isto não for feito, os cálculos na página frontal não estarão bem para os trimestres das facturas/recibos não actualizados (continuarão a ser calculados com as taxas antigas).
* Está agora aberta a opção “Produtos” do menu Vendas. Já se podem introduzir produtos no AVIC, mas só serão realmente utilizados na próxima versão, em que teremos a possibilidade de introduzir facturas a clientes.

7 comentários

  1. Mario said,

    Olá!
    Parece bastante interessanto o teu prog de gestao fiscal.
    Mas o campo “caderneta/recibo” nao funciona… logo tudo fica inutil.
    Obgdo!

    • Njay said,

      Funciona sim🙂. Ele só aceita um formato que é “letras/algarismos”, como por exemplo “DBFG/13989846”. A mensagem de erro é que não ajuda nada ao dizer que falta preencher esse campo! Dentro de 2 dias vou publicar uma nova versão com a correcção de alguns bugs, uma página de resumo do IVA bastante melhorada e mais algumas coisitas novas.

    • Njay said,

      Bom, demorou um pouco mais mas cá está uma versão actualizada. Mais acima está informação acerca desta versão.

  2. Luis said,

    Olá!
    Tenho usado este programa desde Setembro. Desde já obrigado por disponibilizá-lo.
    No entanto, o IVA das facturas dos fornecedores para o primeiro trimestre de 2011 não está a ser bem calculado. Penso que deve estar a usar a taxa antiga.

    cump.

    • Njay said,

      É verdade caro Luis, de facto o AVIC ainda não tinha sido actualizado para as novas taxas de juro; já o tinha actualizado mas esqueci-me de o publicar! Obrigado pela chamada de atenção!
      A versão disponível já foi actualizada para a versão 0.3o, que tem as novas taxas de juro mais umas melhorias internas.

  3. Tech_JA said,

    Olá Nuno,
    O programa está operacional para poder ser usado de acordo com os calculos do IVA para os trimestres de 2012?

    Cumpriementos,
    Jorge Augusto

    • Njay said,

      Olá Jorge,

      As taxas de IVA não mudam desde 2011, pelo que o programa está actualizado. O que mudou recentemente foi a categoria de inclusão de uma série de produtos, mas isso é irrelevante para o programa, pois o utilizador é que tem que dizer que taxa é aplicável.

      Até já

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: