A idade da inocência

27 Novembro 2008 at 12:29 (Geral) (, )

A electricidade e a electrónica começaram a cativar-me tinha eu uns 9 ou 10 anitos. Embora nunca tenha sofrido nenhum acidente, decididamente que fiz algumas pequenas asneiras, ou melhor dizendo, “potenciais asneiradas”. Os meus pais estavam completamente a leste do que eu fazia nessa área, claro, não porque fossem maus pais mas simplesmente por desconhecimento (agora era uma boa altura para lhes mandar uma beijoca🙂 mas eles não lêm isto), e ainda por cima eu era um rapazinho tão bem comportado…

Bom, mas há uma história “engraçada”.

Um dia prái com 12 ou 13 anos arranjei um alto-falante de um aparelho velho, o 1º que me passou pelas mãos. Eu não tinha dinheiro próprio e portanto comprá-los não podia, e chegar ao pé dos meus Pais e dizer “quero um alto-falante para o Natal!” foi coisa que, mesmo não sabendo qual seria a reacção deles, nunca senti que valia a pena experimentar. De qualquer forma eu também não saberia “que” alto-falante pedir se fosse à loja…

Na altura não fazia ideia de como fazer aquilo dar sons, mas soldei-lhe um pedaço de cabo duplo e descobri que se o ligasse a um transformador de parede daqueles baratuchos ele emitia um som (o transformador não era rectficado e o som que eu ouvia eram os 50Hz da rede). Depois comecei a brincar, punha condensadores em paralelo e em série e isso modificava ligeiramente o som. Achava alguma piada áquilo, apesar de não sair nenhum som como eu gostaria de ouvir. Algum tempo depois o alto-falante deixou de funcionar e nunca percebi porquê…

… até anos mais tarde, quando o meu irmão que na altura devia ter uns 6 anitos me contou (confessou, hehehe) que me tinha visto a mexer no alto-falante e um dia quis experimentar, só que ele pensou que o som vinha de se ligar o dito à tomada da parede… sim, aos 230V… quando ele o fez o alto-falante deu um “estalo” valente e nunca mais emitiu nada. Ele arrumou logo aquilo onde eu o tinha deixado e claro que nunca me contou com medo das consequências, hehehe…

Mas a moral da história é que a história podia ter acabado muito mal… tenham cuidado a mexer em electrónica à frente de crianças. Elas têm um poder dedutivo extremamente apurado…

6 comentários

  1. Vasco Névoa said,

    Eheh… pois é… essa foi uma das razões porque a minha oficina saíu lá de casa quando a Joaninha nasceu…😉

  2. Mário Costa said,

    È páh, isso faz-me lembrar as minhas experiências por volta também dos 9, 10, ligar um motor (12 V) de um rádio à tomada, para ver o que acontecia … queimou entre outras, nunca fiquei colado à tomada nem sei porquê, com os choques todos que levei … bem acho que todos nós temos algumas dessas histórias🙂, hehe

    Cumprimentos pessoal !!

  3. Njay said,

    Olha outro sortudo, hehehe…
    Eu conheço um electricista que toda a vida usou os dedos para saber se há 230V numa tomada, numa ficha, etc… há pessoas assim!

  4. metRo_ said,

    Eu também já passei pela idade em que fazer curto-circuito nas tomadas para deitar a luz abaixo era uma brincadeira🙂
    Mas uma vez logo no inicio e sem querer estava a ligar a gamegear a um daqueles transformadores que têm muitas saídas e ao brincar com essas saídas consegui fazer curto circuito (sem querer) e ainda me lembro que dei um grande salto para trás e isto já foi há mt tempo.

  5. Fifas said,

    Hehe…quase que revi a minha infancia. Tirando que eu comecei a “mexer” em electricidade praí com uns 5-6 anos. Uma das aventuras de se ficar colado (literalmente) à parede…😀

  6. Reonarudo said,

    Ainda a uns dias apanhei uma descarga de 330v dum condensador que ate deixei de perceber onde estava…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: