Como acender um LED?

24 Outubro 2007 at 03:28 (Tutorial) (, , )

No meu artigo de há uns dias, entitulado Lei de Ohm, discuti uma aplicação simples da mesma, que era acender um LED (do inglês Light Emitting Diode, que quer dizer Díodo Emissor de Luz). No entanto, dado o contexto, omiti alguns detalhes, e venho agora contar-te a história (quase) toda.

Então como é que se acende um LED? Bom, para começar precisamos de 1 LED, 2 pilhas de 1.5 V ligadas em série e uma resistência cujo valor calcularemos mais tarde usando a mesma fórmula baseada na Lei de Ohm do artigo anterior. O LED é polarizado, isto é, as suas perninhas são electricamente diferentes e a forma como se liga ao circuito importa; há uma forma correcta de o ligar e trocar uma perna pela outra não é válido. Uma das perninhas chama-se ánodo e liga-se ao lado positivo das pilhas. A outra chama-se cátodo e liga-se ao lado negativo. A forma de se identificar o ánodo e o cátodo de um LED é através de 1 de 2 marcas: o cátodo tem a perninha mais curta e, em alguns LEDs como os redondos, também tem um corte na aba.

Grupos de Leds

Esta forma de identificar as pernitas do LED funciona bem se tivermos um LED novo ou redondo. Se tivermos por exemplo um LED quadrado cujas perninhas já foram cortadas então não temos nenhuma pista, e neste caso vamos ter que experimentar ligar o LED das 2 formas ou usar um multímetro que tenha um teste de díodos (pois é, o LED é um díodo, especial).

A forma de ligar os componentes é como no esquema abaixo, baseado no do artigo anterior mas agora com indicação de qual é o ánodo e o cátodo do LED. Também a FEM (tensão) é agora fixa, com o valor de 3V resultante de ligar as 2 pilhas de 1.5 V em série, e representada pela fonte de tensão que corresponde à bola no circuito.

Circuito do LED

Falta apenas calcular a resistência R do circuito, que faremos da forma já indicada no artigo Lei de Ohm. Mas agora precisamos de ter valores a sério para a queda de tensão no LED e para a corrente máxima. O ideal era consultar a datasheet do LED, que é um documento escrito pelo fabricante e que contém essas informações. Mas um LED não tem indicado o modelo e fabricante, pelo que se já tens um LED é difícil ou mesmo impossível saber estas informações. Contudo, os LEDs dos vários fabricantes são tipicamente muito semelhantes nas suas características, existindo uma espécie de standard; por isso é que os LEDs tipicamente não possuem marcado o modelo e fabricante. Sendo assim, vou deixar aqui valores médios da queda de tensão e corrente máxima para os LEDs “normais” das cores mais comuns.

Côr Queda de Tensão Corrente Máxima
Vermelho 1.8 V 0.02 A
Verde 2.1 V 0.02 A
Amarelo 2.0 V 0.015 A
Laranja 2.0 V 0.02 A
Azul 3.1 V 0.02 A
Branco 3.1 V a 4.0V (depende do fabricante) 0.02 A
Infra-vermelho 1.1 V 0.02 A

Vamos então supor que tens um LED amarelo e que o queres acender, com as tais 2 pilhas de 1.5 V. A linha da tabela para a cor Amarelo diz-nos que a queda de tensão é de 2.0 V e a corrente máxima é de 0.015 A. O valor para a resistência será então

R = V / I  (Lei de Ohm)
R = (3 V - 2 V) / 0.015 A = 66.7 Ω

Mas como não há resistências de 66.7 Ω à venda, escolhemos o valor comercial mais próximo, que é 68 Ω. Como este valor para a resistência é ligeiramente mais alto que os calculados 66.7 Ω, a corrente a atravessar o LED será ligeiramente inferior aos 0.015 A mas não faz mal, pois a diferença é muito pequena e já existe alguma tolerância nos valores da tabela. Não vais notar diferença na luminosidade nem colocar em perigo a integridade do LED. E mesmo que a resistência comercial mais próxima fosse ligeiramente inferior aos 66.7 Ω também não haveria problema desde que fosse uma diferença também pequena. Na verdade, o valor da queda de tensão no LED é proporcional à corrente que o atravessa (embora de uma forma não-linear) e é ligeiramente diferente mesmo para LEDs aparentemente iguaizinhos! Daí que os valores da tabela são apenas uma média, uma aproximação, mas que em geral funciona sempre bem.
Se tiveres um multímetro podes medir o valor real da queda de tensão no teu LED em particular, com ele aceso.

Então e se quiseres acender um LED azul? A tabela diz que a queda de tensão é de 3.1 V… o que quer dizer que as tuas 2 pilhas de 1.5 V ligadas em série (3 V no total) não chegam. Tens que ter pelo menos 3 pilhas, num total de 4.5 V. E então calculas o valor da resistência da forma habitual

R = (4.5 V - 3.1 V) / 0.02 A = 70 Ω

Mais uma vez, 70 Ω não é um valor comercial e logo tens que ir para o mais próximo, neste caso 68 Ω. Habitua-te a isso, porque a electrónica está cheia de pequenos ajustes e simplificações, e normalmente não é crítico; existe muita tolerância da parte de todos os componentes, e só temos que garantir que o circuito funciona no pior caso. Um dia podemos falar sobre isso.

E o LED Infra-vermelho na tabela, serve para quê? Este tipo de LED emite uma luz que não se vê, e que é usada tipicamente no controlo remoto da TV ou da aparelhagem. Mas podes fazer uma brincadeira com ele; é que as máquinas fotográficas e de filmar digitais, e algumas webcams, são sensíveis a este tipo de luz. Assim, se fizeres uma espécie de lanterna de LEDs infra-vermelhos, podes tirar fotografias de curta distância literalmente às escuras :-) . Se tiveres uma máquina digital das que referi, faz a seguinte experiência: pega no comando da televisão e, enquanto carregas nos botões, olha para o lado que apontas para a televisão (muitas vezes podes ver lá o LED infra-vermelho!) através do visor da máquina; vais ver como afinal o comando… emite luz!

Então e se quiseres acender mais do que 1 LED? Para acenderes mais do que um LED há 2 possibilidades: em série ou em paralelo. Se os ligares em paralelo, então basta replicar o circuito para um LED, adicionando 1 resistência por cada LED “extra” e ligando-os em paralelo, assim:

Ligação de LEDs em paralelo

Os valores das resistências são calculados com a fórmula do costume, uma a uma de acordo com as características de cada LED e usando sempre, claro está, 3 V para o valor da fonte.

E se os quiseres ligar em série, fazes assim:

Ligação de LEDs em série.

Mas repara que agora eu não coloquei o valor da fonte de tensão. E porquê? Porque existe uma particularidade neste circuito: como temos que subtrair à fonte de tensão os valores das quedas de tensão de todos os LEDs, se a fonte for apenas de 3 V, só podes acender um LED. Portanto, agora o valor da fonte de tensão depende do número de LEDs que pretendes acender. Por exemplo, imagina que queres acender 4 LEDs vermelhos. Pela tabela, cada LED vermelho subtrai 1.8 V à fonte, logo, os 4 vão subtrair 4 x 1.8 V = 7.2 V. Portanto, a nossa fonte de tensão tem que ser maior que 7.2 V, digamos 9 V (uma vez que existem pilhas de 9 V, e para termos alguma margem). O valor da única resistência do circuito será então

R = (9 V - 4 x 1.8 V) / 0.02 A = 1.8 V / 0.02 A = 90 Ω

A corrente que atravessa todos os LEDs é a mesma, pois estão ligados em série. Isto quer dizer que é preciso ter mais um cuidado. Se um dos LEDs for amarelo, a corrente a atravessá-los todos tem que ser 0.015 A. O LED mais “fraco” de todos é que vai colocar o limite à corrente.

Existem portanto vantagens e desvantagens em cada forma de ligação de múltiplos LEDs:

  • Na ligação em paralelo é preciso 1 resistência por cada LED, mas podes acender muitos LEDs com baixa voltagem na fonte de tensão (poucas pilhas).
  • Na ligação em série, é preciso apenas 1 resistência para todos os LEDs, mas tens que usar uma voltagem superior na fonte de tensão, proporcionalmente ao número de LEDs (eventualmente chegas a um ponto em que a voltagem já é demasiado alta para se poder lidar com segurança).

Se quiseres acender mesmo muitos LEDs, então a melhor técnica é usar uma mistura dos circuitos série e paralelo, desta forma:

LEDs em série e paralelo

Neste esquema do circuito usei um símbolo diferente para a fonte de tensão, por nenhuma razão em especial excepto dar-te a conhecer outros símbolos. Este símbolo representa uma bateria ou pilha (ou conjunto delas).

Então e o LED branco, como é que sei a queda de tensão do meu? Os LEDs brancos são os únicos que ainda não experimentei. A melhor forma de saberes qual é esse valor nos teus LEDs é fazer um teste. Começas por assumir que a queda é de 3.1V e calculas uma resistência da forma habitual. Depois, montas um LED e com o multímetro medes a tensão no LED, ou seja, medes entre as duas perninhas do LED. Esse valor é a queda de tensão. Se tiveres vários LEDs brancos, deves fazer esse teste para 3 ou 4 LEDs, e depois, se derem mais ou menos o mesmo valor (por exemplo 3.5V, 3.65V e 3.48V) fazes uma média arredondando à 1ª casa decimal e usas esse valor. Se os teus LEDs forem todos do mesmo fabricante, irão apresentar valores parecidos de queda de tensão. Se der valores muito diferentes para LEDs diferentes (por exemplo 3.2 e 3.6) é porque podes ter LEDs de diferentes fabricantes. Aí terás que tentar agrupar os teus LEDs por fabricante, fazendo o teste em todos e agrupando-os por valores semelhantes.
No final, sabendo já a queda de tensão, basta re-calcular os valores das resistências.

Já agora, e se usares pilhas re-carregáveis em vez das alkalinas, há alguma diferença? Há, é que as pilhas recarregáveis tipicamente não são de 1.5 V mas sim de 1.2 V (costuma estar escrito na própria pilha), logo um par delas em série só dá 2.4 V. Tens que ter isso em mente ao fazer contas.

E assim termina este tutorial. E posso dizer que ainda assim não foi dito exactamente tudo acerca do design desta tarefa aparentemente tão simples que é acender um LED :-) .
Críticas, sugestões, pedidos, etc, são sempre bem vindas, e podem ser dadas como comentário ali em baixo ou, se o assunto não for relacionado com este tópico, na página de feedback.

About these ads

211 Comentários

  1. Mouro said,

    • colla said,

      como montar um esquema de leds mixto, tipo: um contorno de uma árvore. quantos leds, quantos resistores, quantos amperes, que tipo de leds, por fazor preciso para…. urgente. para dar um presente para minha filha. obrigado.

    • william said,

      como eu faço para transforma o led em 12v

      • Wellington Moreira said,

        usa um resistor de 1000ohms o ou 1K, que são os de cores(Marron-preto-vermelho e dourado) se não me engano… vc pode colocar até 3ou+ leds em um só resistor desse, usando aquela recomendação lá em cima(c-) (a+)=>(c-) (a+)….. lembrando, o resistor se coloca no polo positivo do led… usa esse site para saber os valores dos resistores indicado pela cor neles http://www.areaseg.com/sinais/resistores.html
        isso é pra 12v!

      • Njay said,

        Não importa o pólo em que se coloca a resistência, tanto faz ser num como no outro.

  2. reginaldo said,

    gostei da montagem e da explicaçao……feliz natal a todos e um prospero ano novo

  3. JOÃO said,

    gostaria de saber se essa tabela de QDT e Imáx dos Led’s são para Led alto brilho?
    Se não for poderia me informar? grato.

  4. Njay said,

    São para LEDs normais, mas tanto quanto sei os de alto brilho tipicos têm correntes máximas semelhantes aos normais (~20mA), só que a queda de tensão é maior. Também existem LEDs de “alto brilho” de “grande” potência, como os Luxeon (1W a vários W), e para estes é melhor ver nos datasheets respectivos.
    Podes encontrar alguns datasheets, mesmo para LEDs de “alto brilho normais”, neste site: http://www.sparkfun.com/commerce/categories.php?cPath=51_89 (dentro da pagina de cada produto tens um link para a datasheet).

  5. marcos said,

    cara at[e que em fim algo contrutivo na net, po isso tem todo o necessario pra quem ta comecando e e tudo de facil compreensao ou eu que sou esperto de mais, bem se eu fosse esperto tinha escrevido tudo certo.

  6. João C. said,

    Sim Senhor ! Está aqui um belo tutorial!

  7. josafá said,

    gostaria de saber qual e o resistor,q uso para acender 1 led azul, de 3v (em uma corrente de 127v)10k 15k 22k etc…

  8. Njay said,

    Josafá, se o que pretendes é ligar um LED à tomada de electricidade na parede aí de casa, fica a saber que é possível, mas recomendo que não tentes fazer isso. A informação que está neste artigo não é suficiente para fazer isso é muito perigoso para quem não tem a certeza do que está a fazer.

  9. Otto Alfonso Thiel said,

    Parabéns pela explicação e desenvolvimento textual, se todas as explicações fossem assim o mundo seria bem melhor e não precisaríamos nem sair de casa para estudar. Abraços. Deus te abençoe.

  10. andrei said,

    amigo ajuda-me! quero montar um teste de continuidade p/ verificar corrente eletrica automotivos? tenho que usar 3 leds. (vm) positivo (vd) negativo (am) neutro. quando o teste tiver ligado em uma bateria 12 volts até 60amperes, ele vai acender o led (am). na ponta que tiver corrente positiva. vai apagar o led (am) e acende o led (vm). etc… que tipo de resistor devo usar no leds? obrigado.

  11. Njay said,

    andrei, não entendo para quê o LED neutro. Se não acender o VM nem o VD, é porque é neutro (isto é, não é nem o positivo nem o negativo). Fica muito mais complicado ter o LED AM e não compensa.
    A forma mais fácil de fazer um teste desse tipo é só com o VM e o VD, fazendo 2 circuitos de acender 1 LED com 12V (é melhor usar 14V porque quando o motor do veículo está a funcionar a tensão é maior, até uns 14V), ligando assim:

    (ponta de prova)
    <------+------RRRR----|<|---- (ligar ao positivo da bateria)
           |              VD
           +------RRRR----|>|---- (ligar ao negativo da bateria)
                          VM

    As 2 resistências são calculadas tal como explicado acima no artigo, usando 14V de tensão de alimentação.

  12. andrei said,

    oi Njay, a led (AM), tem que ficar ligado entre os dois leds. isso vai indicar uma leitura quando ouver aucilação tanto no neg, e positivo. ex: se eu for verificar um sensor ralls uo sensor de rotação, os leds VD e AM vai fica aucilando. emitindo sinais neg. e neutro. acredito que tem que usar um diodo.

  13. Njay said,

    Não conseguirás fazer isso só com LEDs , díodos e resistências.
    E ainda há outro problema, é que os sensores nos automóveis não têm todos sinais de 12V, e alguns não conseguem sequer fornecer a corrente necessária para acender um LED (os sensores de rotação são um exemplo tipico, alguns são de “bobina”).

  14. andrei said,

    Njay, eu fiz um a mais de 2anos e veio queimar agora,´só que esqueci como fazer. ex: sensor de rotação ele funciona 3 fios “pos, neg e neutro uo seja saida de sinal” o teste tem dois fios pos e neg que vai ligado na bateria. ok… ai acende o led (AM) indica teste ligado. na ponta do teste vou colocar no fio neutro do sensor “onde sai o sinal” vai acender o led (VD). se eu girar o sensor o led (VD) e (AM) vão aucilar. abços.

  15. Njay said,

    Humm, ainda assim não estou a ver como é que o led AM vai oscilar quando se usa o aparelho para medir a saída do sensor (“neutro” aqui em Portugal quer dizer que “não está ligado a nada”). Essa parte dos ledds VD e VM dá para fazer como descrevi na outra mensagem anterior, agora o AM oscilar é que realmente não estou a perceber como fazer. Se o AM ficasse sempre aceso então bastava ligá-lo aos fios que vêm da bateria (com uma resistência em série).
    Mas se tens o teste queimado, é uma questão de abri-lo para ver como fizeste antes…

  16. andrei said,

    Njay, vou descubri ai te passo esquema ok.

  17. Carlos said,

    Explicação esta otima, mais estou com um grande problema a respeito de diodos e leds se puder me ajudar ficarei agradecido! Preciso de uma esquema. me passe seu mail Obrigado!

  18. Njay said,

    Amigo Carlos,
    Coloca aqui o teu problema. Eu gosto de discutir os problemas aqui porque se mais alguém estiver a ter esse problema esse “mais alguém” também poderá beneficiar da discussão.

  19. Njay said,

    O Roberto Santos colocou o comentário abaixo na página de feedback, mas ele fica melhor aqui nesta secção.

    ——–
    Montei um circuito de fonte reguladora e me utilizei de alguns Leds para identificar se os Bornes estão em funcionamento e o aparelho TBM, mas não consegui fzer as ligações corretas. Usei como fonte as saídas do 7812 (12v), 7805 (5v), TIP 31(9v) e do lado de baixa tensão (24V), sempre com os resistores apropriados, o que vcs acham que foi eito de errado!!

  20. Njay said,

    Roberto, isso é muito pouca informação acerca do teu problema.
    1º, qual é o problema? O LED não acende, é isso?
    2º, seria necessário ver o esquema do circuito para perceber o que fizeste realmente.

  21. Mendonça said,

    Bom artigo!

    Eu resolvi testar os leds e resistencias que tinha cá em casa, mas não consegui por a dar…
    O que eu pretendia era ligar um led amarelo (2v) com uma pilha que tinha cá em casa nova de 9v (aquelas quadradas). Para isso, recorri a 2 resistencias (que tinha aqui:

    Ora, (9v-2.0)/0.015 = 466ohm. Como não tenho mtas resistencias, tive que recorrer a este método:

    Uma de 1100ohm e outra de 640ohm. (fiz os calculos online, espero q não tenha lido mal as cores…)

    Se eu ligar o terminalnegativo da de 1100ohm ao negativo de 640ohm estas duas resistencias subtraem-se, certo? Ora, se subtrairem o seu valor fica a ser 460ohm Quase perfeito para o que queria.

    Agora fiz o seguinte: na placa branca liguei o polo positivo da pilha ao Vcc e liguei tudo em série: +9v para o terminal positivo da ressistencia de 1100ohm e esta ao terminal negativo da de 640ohm e este terminal ao ánodo do led. O Seu cátodo ficou deopois ligado ao polo negativo da pilha.
    Deveria de funcionar, nao?

    O que fiz de errado?
    Podes-me ajudar?

    Cumprimentos.

  22. Njay said,

    Olá Mendonça,

    Se colocares as resistências como o fizeste (que se designa “em série”), os seus valores adicionam-se, logo, vais ter uma resistência de 1100+640 = 1740 ohms. Se usares só a de 640 ohms não deverás ter problemas, apesar de ser um pouco superior aos 466 dá para acender (ficarás com (9-2)/640 ~ 0.011A, o LED acende mas não no seu brilho máximo).

    Agora, há outras razões para não acender, tais como a pilha estar muito gasta ou o LED ao contrário ou queimado.

    Boas experiências :)

  23. Mendonça said,

    Pois, realmente foi um grande erro meu! :P Ainda ando a aprender umas coisitas de electronica eheh

    Cumps e obrigado! Logo vou testar novamente! :D

  24. Marcelino said,

    Muito boa sua explicação, acredito que seja uma das melhores encontradas na Net.
    Parabéns!

  25. freitas said,

    Parabens sou um curioso na eletronica gosto muito, gostei da matéria.

  26. Marli said,

    Parabéns, que didática!!!!

  27. Josafá Souza da Cruz said,

    Até agora ningem fez o favor de dizer como s acende 1 led (3,6 azul) em 127v.

    • Marcos said,

      e so colocar uma fonte de tensao igual esses carregadores de celular

  28. ROGER said,

    valeu pela explicação estava bem detalhada

  29. Ricardo Maia said,

    Querio amigo, adorei suas explicações, gostaria de saber se pode me informar como montar circuitos pulsantes ou pisca pisca em série, ou ´paralelo…porém tem que ser tudo muito pequeno, qual a menor led que existe e qual sua (v) e (R), para pilhas também que possam ser em qtdes pequenas, meu produto tem que ser muito leve.
    agradeço se puder me ajudar, fico no aguardo.

  30. Njay said,

    Caro Ricardo, existem no mercado LEDs de tamanho normal que já piscam, sem ser necessária nenhuma electrónica externa. Mais pequeno é difícil. Fica aqui um link para esses LEDs numa loja aqui em Portugal, aí no Brasil provavelmente também conseguirá encontrar:

    LEDs pisca

  31. Agamenon Maior said,

    Olá!
    Por favor, estou interessando em montar uma placa ( uma malha quadrada) com 20 LEDs! ( BRANCO) e se possível usando o sistema 110-220V.
    Alguma Sugestão?
    Grato e parabéns pelo trabalho

  32. Njay said,

    Tenho uma sugestão sim, Agamenon: não mexer em 110/220V! É preferível usar um tensão mais baixa, por exemplo uns 18V a 22V vindos do carregador de computador portátil, que até é eficiente. Depois é só aplicar a montagem paralelo-série como descrito acima. Votos de bons projectos!

  33. machado said,

    Parabens mesmo! Vc foi bem claro e objetivo,o seu material bem elaborado tbm.

  34. matheus said,

    sua explicaçã esta muito boa vlw

  35. Bruno said,

    Legal!!!

  36. alex said,

    gostaria de saber como faço para utilizar leds de alto brilho em uma fonte de 24v , existe algum projeto?

  37. Njay said,

    Só precisas de saber qual é a queda de tensão e a corrente tipica nesses LEDs de alto brilho que tens, tudo o resto está aí no artigo. Há no entanto mais um detalhe que o artigo não cobre, e que tem a ver com a potência de dissipação da resistência. Se usares poucos LEDs em 24V pode ser necessário usar uma resistência de maior dissipação do que as tipicas de 1/4W.

    Depois de calcular o valor da resistência, aplica-se a fórmula da potência para saber quanta é dissipada na resistência, multiplicando o valor da resistência pelo quadrado da corrente. Por exemplo, se a resistência deu 1000 Ohm e a corrente que a atravessa é 0.02 A (que é a mesma corrente que atravessa o LED, pois estão ambos em série), a potência dissipada na resistência é 1000 x 0.02 x 0.02 = 0.4W. 0.4W é maior do que 0.25W (1/4W), logo é necessário usar uma resistência de maior dissipação, por exemplo 0.5W, mas melhor ainda 1W para termos uma boa margem. A resistência deve ser de pelo menos aproximadamente o dobro da potência que vai dissipar, para não aquecer e termos muita segurança e fiabilidade em todas as condições. Se ela não tiver a dissipação apropriada vai aquecer e/ou queimar, podendo acontecer em segundos, em dias, ou daqui a 2 Verões num dia que seja anormalmente quente.

  38. willian said,

    Bom dia Pessoal.

    Preciso acender 43 leds em 220 volts leds de alto brilho de 3 volts cada, em serie vcs tem alguma noção de como ligar eles em serie.

    Eu tenho uma base mas não sei se está correto.

    Tensão de entrada 220 leds irão ter que ter uma tensão de 134 volts para acender e coloquei um resistor de 6K 5W e o circuito não acende.

  39. Njay said,

    A tensão da tomada de 230V tem uma parte positiva e uma parte negativa, ambas de 325V em módulo, no pico da sinusóide. Sim, 325V e não 230V. 230V é o chamado valor RMS; o valor de pico é igual ao valor RMS multiplicado pela raíz quadrada de 2 (~1 .4). Os LEDs não aguentam tanta tensão inversa. Talvez tenham pifado. Experimenta desligar o circuito da tomada e testar os LEDs um a um para ver se ainda acendem todos. Eu já disse aqui várias vezes que a tomada é para levar a sério. Ter dúvidas de como ligar qualquer coisa à tomada já é sinal suficiente para ir estudar muito bem o assunto antes de meter as mãos na massa.

  40. alex said,

    gostaria de saber se há algum projeto para sinalização de 24v com leds sendo que é necessário sinalizar em um angulo de 180º

  41. tristão trindade said,

    ola !
    Tenho um monte de led 5v e não tenho progeto nenhum p/ aproveitalos
    Alguma ideia
    obrigado

  42. Caio San said,

    Muito obrigado pelas informações do artigo

    Sou um estudante de desenho industrial aqui do Brasil e absorvi cada palavra de conhecimento para poder projetar um trabalho de faculdade!!

    Abraços

  43. Rafael Karg da Silva said,

    Na verdade para identificar a polaridade de um led quadrado e com as perninhas cortadas, podemos observar as bases de dentro do led (o cátodo é maior do que o ánodo).

  44. Fifas said,

    Boas Njay,

    Bom texto ;)

    Deixa-me só discordar de uma coisa.

    Logo no inicio do texto, quando dizes como identificar o anodo e o catodo do led dizes: “Se tivermos por exemplo um LED quadrado cujas perninhas já foram cortadas então não temos nenhuma pista”

    Existe uma pista sim. Se reparares no interior do led, aquela “chapinha” tem um corte na diagonal. Hás de reparar que a parte negativa é sempre maior!

    Cumprimentos ;)

  45. Mario said,

    Boas Njay.
    Otimo post…agora diz.me uma coisa sff, posso usar uma pilha de 12v (aquelas para os comandos de alarme dos carros) para acender 2 leds azuis?Nao ha qualquer problema?e a luz que emite e forte ou fraca?se me puderes ajudar agradecia.

    Cumptz =)

    • Njay said,

      Não tou a ver que pilhas são essas, mas se são de 12V, é só fazer as contas como no artigo. Não sei é se dará corrente suficiente para os LEDs, normalmente as pilhas para esses pequenos aparelhos que duram muito tempo dão pouca corrente, mas é uma questão de experimentar. Se vai dar muita luz ou não, depende… para começar, há N tipos de LEDs, uns mais brilhantes que outros (mesmo com a mesma cor) e, para terminar, “forte/fraca” são adjectivos extremamente subjectivos :)

  46. Pauilo Bianchi said,

    Posso usar uma fonte de computador para acender os leds ?

    • Njay said,

      Sim, mas elas têm saídas de várias tensões, é preciso decidir qual se vai usar.

  47. johnny said,

    quantos volts é um led q pisca tres cores diferentes???

    • Njay said,

      Se esse LED já pisca por si só, não sei. Se é um LED “normal” de 3 cores, então é como se fosse 3 LEDs e cada um tem a tensão relativa à sua cor (esses LEDs têm 4 patas, que são 3 LEDs com uma pata em comum e a outra em separado).

  48. Gilson de Souza said,

    Preciso ligar um LED junto ao interruptor que liga uma lampada incandescente e que fica no sotão.
    Como o interruptor fica dentro de casa e após fechar a porta do sotão, sempre esqueço de apagar a lãmpada, acredito que um LED vai me alertar.
    A corrente de minha casa é de 110.

  49. Daniel said,

    Muito boa a explicação, está de parabéns.

  50. jubson said,

    com estas dicas sobre como acencer um LeD vem minha duvida e gostaria que vc me explica-se:

    tenho um pisca led que uso na minha bike, alimentação 3V com 5 Leds, tambem com opção de totalmente aceso.

    Como é que 3V consegue alimentar 5 Leds? se vc descobrir um circuito que faça isso tem como vc me passar

  51. Elton said,

    você poderia me informar como eu consigo esses leds de alto brilho?
    se poder me ajudar agradesço desde já…

    valeu…

    • Njay said,

      Em geral as lojas de electrónica têm… o melhor será informares-te onde há dessas lojas na zona onde vives.

  52. Ivão brasil said,

    parabens o//

  53. wendel said,

    Oi tudo bem? Por favo preciso da sua ajuda, Eu quero legar uma lanterninha de 9 Led brancos em 3 bateria paralelas de celular, bom ela liga mais com tempo os led começa dar problemas fica meio amarelado ou queima um ou dois ou mas led, eu estou procura ( um ) resistor que da pra liga os 9 led,e que não deixa perde o brilho forte da lanterninha,

    Si não for incomoda mim manda a resposta
    xxxxxxxx@gmail.com (endereço moderado para evitar spam)

    • Njay said,

      Sem saber qual a tensão que estás a dar aos LEDs e como estão eles ligados (se em série, em paralelo, ou misto) é impossível dar uma resposta certa, mas podes tentar ligar uma resistência de 56 Ohm entre as baterias e a lanterna (basta pôr em 1 dos 2 fios). De qualquer forma estás no caminho certo, o problema é que os LEDs estão a receber demasiada corrente e com o tempo queimam.

  54. Gerson Diesel said,

    Excelente aula de leds e resistores. Tirei aqui todas as minhas dúvidas.

    Parabéns!

    Obrigado e abraço!

  55. samuel said,

    Boa tarde amigo

    Gostaria de saber como faço para ligar a lanterna traseira do meu veiculo no sistema de leds, queria colocar 4 com menor intensidade e 1 com maior; como calculo o resistor para os 4 leds de menor intensidade e para o de maior nesse caso bateria de 12V corrente de 75A.?

    Obrigado.

    • Njay said,

      1º deves calcular usando 14V para a tensão de alimentação e não 12V; pois quando o motor está ligado é o alternador que alimenta os sistemas eléctricos do veículo, e este debita cerca de 14V. Portanto 14V é a tua tensão de alimentação dos LEDs.

      A corrente da bateria não interessa para o caso, o que nos interessa é a corrente que queremos fazer passar em cada LED, e que é tipicamente 0.02A (20mA) como indicado no artigo. Para acender alguns LEDs mais fracos, tens que calcular a resistência para uma corrente no LED mais baixa do que os 20mA, por exemplo 10mA; o valor exacto não sei, “menor intensidade” é muito sujectivo!

      De qualquer forma com os dados acima é agora fácil pegar na informação do artigo e calcular essas resistências. A minha recomendação é que utilizes o esquema em série para os 4 de menor intensidade e que uses uma resistência de 1/2W de dissipação para o de maior intensidade.

      Para finalizar quero acrescentar que o sistema eléctrico de um automóvel é muito “ruídoso” e que pode acontecer os LEDs pifarem. Eu colocaria pelo menos um condensador de 100nF em paralelo com o LED (no caso de vários LEDs em série basta 1 condensador em paralelo com o conjunto de todos os LEDs), para absorver picos de tensão.

      Boa sorte!

  56. C.Ramos said,

    Olá

    Gostaria que me ajudasse num circuito que estou a montar.

    Estou a montar um circuito com 36 Led brancos ligados em paralelo. Este circuito é adapta (aproveitado) de um outro, (uma gambiarra) que têm 38 Leds com 19 conjuntos paralelos de 2 ledes e que apenas usa uma resistência de 12R 5W.

    Uma vez que eu vou usar menos 2 Leds que o circuito original mas vou colocar todos os Leds em paralelo, qual é a formula para calcular a resistência.

    O esquema pode ser consultado atravez do seguinte link:

    http://www.pt-team.com/ficheiros/Painel_de_Leds_-_Esquema.pdf

    • Njay said,

      Em geral não é garantido que ligar LEDs directamente em paralelo (cátodo com cátodo e ánodo com ánodo) funcione, e nunca o vi fazer.

      A fórmula para calcular a resistência está no artigo, só precisas de saber a cor do LED e que tensão é usada para alimentar os LEDs. Assumindo que ter LEDs directamente em paralelo funciona, basta considerar que cad grupo de LEDs em paralelo são apenas 1 LED.

      • C.Ramos said,

        Que funciona, eu tenho a certeza, pois os Leds vão ser aproveitados de uma gambiarra da loja dos chineses (os ledes ficam mais baratos do que compra-los avulso na loja) e a mesma funciona dessa forma, só com a diferença que eles usam uma sequência paralela de 19 séries de dois leds .

        No circuito actual, se falhar um Led, ficam logo dois apagados, com circuito que pretendo montar, falha apenas o Led que avariar.

        Esquema do circuito original.

        http://www.pt-team.com/ficheiros/Painel_de_Leds_B.pdf

  57. Njay said,

    Essa gambiarra é mesmo esquema de “coisa barata”, basta ver a potência que é desperdiçada na resistência (essa ganbiarra deve não deve ter mais de 60% de eficiência). Isso funciona minimamente bem porque provavelmente os LEDs sairam da mesma “fornada” da fábrica e logo têm características muito semelhantes. Esse tipo de esquema não aconselho a ninguém, não é fiável. Para estares a falar em LEDs fundidos deve ser porque já os tiveste…

    Mas querendo fazer vai dar no mesmo, os LEDs que estiverem em paralelo consideras como se só lá estivesse 1 para cálculo da tensão; já para a corrente (coisa que não tinha logo reparado no meu comentário anterior) tens que considerar que cada LED deve ter 0.02A a passar, logo, se tens N Leds em paralelo, tens que fazer as contas com N x 0.02A. Isso vai ser mau para o teu esquema, porque agora a tua gambiarra vai passar a consumir umas 3.5 vezes mais energia dando a mesma luz. A resistência que antes era de 5W agora deve ter que ser de uns 18W para manter a mesma tolerância da actual (é preciso fazer as contas; vê um comentário meu mais acima neste tópico), tens aí um belo aquecedor para as noites frias de Inverno ;)

    • C.Ramos said,

      Está feita, e com resistência de 5W…

      Pelo que eu entendi, e uma vez que a queda de tensão de cada Led é de 3,1 V e consome 0,02A e a tensão de entrada é de 12V, a formula para achar o valor da resistência será:

      (12 V – 3,1V) / 0,02A = 445R

      Porem, é de estranhar que segundo a mesma formula, o circuito original deveria ter uma resistência de 290R, porem este vinha com uma de 12R, o que é muito inferior.

      Quanto a queimar Led’s, já queimei alguns, mas não deste circuito.

      • Njay said,

        Fizeste contas como se tivesses só um LED, mas tens 36 em paralelo; os 0.02 A vão ser divididos pelos 36 LEDs, ou seja, vão acender muito pouco cada um (0.02A / 36 em cada um).
        Para esse circuito nem precisavas da resistência de 5W, uma resistência normal (1/4W) servia perfeitamente.

  58. C.Ramos said,

    Tambem não é bem assim, pois se ligar uma fonte de 500 mA os ledes dão menos luz, mas se ligar uma fonte de 1A os ledes já dão muito mais luz.

    Ainda não medi, mas calculo que o consumo dos 36 Led’s esteja na ordem dos 720 mA

    • Njay said,

      Yap, o consumo teórico dos 36 LEDs em paralelo anda pelos 0.72A, daí que faz sentido que com a fonte de 0.5A eles não acendam tanto como com a de 1A. Agora estás a ver a potência dissipada da resistência: 0.72 x (12 – 3.1) = 6.4W. Tens que usar uma de no minimo 10W de dissipação. E agora se fores calcular quanta energia consomem os LEDs, tens 3.1 x 0.72 ~ 2.23W, ou seja, estás a gastar 3x mais energia na resistência do que a que os LEDs gastam, ~26% de eficiência.

      • C.Ramos said,

        Por isso é que estou a pensar fazer uma fonte de alimentação de 3v 2A para alimentar os circuitos, pois vou ter 2 circuitos desses a trabalhar em simultâneo.

  59. Richard said,

    Njay, adorei seu blog e, gostei mais ainda de saber que você é portugues, pois moro no brasil des dos meus dois anos de idade e, a dois dias fiquei a saber que fui aprovado em engenharia de eletronica no vestibular e pretendo seguir meu futuro por este campo, mas não te mando este comentario simplesmente para falar de mim alem de lhe dar os parabens mas, gostaria de saber a sua opinião sobre as novas luzes de natal de led que sairam este ano nas lojas pois, estou cansado de queimar as luzinhas comuns e gostaria de saber os riscos das de led ou, se sou eu mesmo que estou traumatizado.
    bom , obrigado, e estou a esperar a resposta!
    abraços!

    • Njay said,

      Caro Richard, obrigado pelos parabéns e boa sorte com esses estudos!
      Quanto às luzinhas sinceramente não sei o que te diga. Qualquer produto é fabricado em muitas versões, umas melhores (mais caras) e outras piores (mais baratas). Os LEDs são muito fiáveis mas, como qualquer outro dispositivo, essa fiabilidade depende da forma como são utilizados. Portanto…

  60. ronaldo rebeca said,

    como fasso pra ligar um led em 24v? e gual resistor devo usar pra ele ficar mais forte e não queimar

  61. Daniel said,

    tutorial simplesmente sensacional !
    estou tentando montar um circuito com leds para inserir dentro do gabinete do meu cpu e esse tutorial é perfeito !
    claro, simples, objetivo, didático…etc etc
    parabéns !

  62. TiberiuZ said,

    Muito bom, ajudou imenso no meu projecto de Robotica (:

  63. Miguel said,

    Está mesmo excelente explica tudo direitinho e vai ser uma óptima ajuda para o projecto de robótica que a minha escola está a desenvolver com a minha turma.
    Parabéns,

  64. Barros said,

    muito bom post

    eu tou a trabalhar num projecto de robotica e vou experimentar isso no robot

  65. juninho said,

    gente como faz para acender um LED de infravermelho?
    O led de infravermelho so funciona dentro do controle remoto?
    eu uso a camera para ver o LED acendendono controle, mas quando tirei do controle e tentei ligar a uma pilha de 1.5 v não funcionou. por que?
    lembrando: a pilha que eu testei e nova.

    • Njay said,

      Há 2 hipóteses: A) Ligaste o LED sem resistência e ele queimou, B) É um LED atípico que acende com mais do que 1.5V (como por exemplo alguns LEDs que na verdade têm 2 ou mais LEDs ligados em série “lá dentro”).

  66. juninho said,

    que tipo de resistência e essa?

    • Njay said,

      Do tipo “normal”, de 1/4W, como esta aqui:

  67. juninho said,

    Valeu ai
    vc e d+

  68. Evaldo Martins Vieira said,

    Prezados;
    Vou descrever abaixo um poblema. Caso alguém saiba e me mostre como resolvê-lo, ficarei grato.
    Substituí todas as lâmpadas “esmagadinhas” do painel da minha moto por leds de alto brilho.
    Logo em seguida, notei que algumas não acendiam e entendi por conta própria, depois li no tutorial acima, que os leds têm positivo e negativo definidos, ao contrário das “esmagadinhas”. Não foi problema: Apenas invertê-las já resolveu o problema.
    No entanto, o que está me desafiando é o indicador de setas. Ele só acende para as setas acionadas de um lado. Quando eu inverto o led, ele passa acender somente para o acionamento das setas do outro lado.
    Analisando, verifiquei o seguinte: Quando as setas não estão acionadas, os dois fios do indicador ficam “negativos”. Quando você aciona um dos lados da seta, o relê torna um dos dois fios “positivo”, o acionamento do outro lado das setas torna o outro fio “positivo”. Ou seja, o led sempre vai acender para apenas um dos lados.
    Exemplificando para ficar mais claro: O led recebe dois fios “negativos”, um amarelo e um roxo. A seta para esquerda torna o amarelo “positivo” e a seta para direita torna o roxo “positivo”.
    Alguém tem uma solução simples para eu resolver este problema ?

    • Njay said,

      A solução simples são 2 LEDs ligados em paralelo, invertidos (cátodo de um com o ánodo do outro e vice-versa), e podem usar a mesma resistência pois só 1 de cada vez estará aceso. Um LED acenderá quando o pisca está para um lado e o outro LED quando o pisca está para o outro.

      • Evaldo Martins Vieira said,

        Eu pensei nisso mas como é no painel da moto, só há lugar para um led.

      • Njay said,

        Evaldo, podes usar LEDs de 3mm de diametro, e/ou limar uma das faces de cada LED (há uma “grande zona” que é só plástico) para que juntos fiquem com um diametro menor, podes até colá-los um ao outro por essas faces limadas.

        Tirando isto, não vejo solução sem ter que se fazer um circuito, talvez uma ponte de diodos.

  69. Shav said,

    Grande!! Gostei muito desse tutorial ainda mais que eu sou muito curioso e gosto de eletrônica. mas tenho aqui uma duvida:
    E se eu quisesse acender 2 leds amarelos e 3 verdes eu eu serie eu teria que colocar os amarelos primeiro por questão do pico?

    • Njay said,

      Qual pico? Nunca ouvi falar disso! Não, podem ser colocados em qualquer ordem; cada irá “remover” a sua parte de tensão respectiva.
      Na verdade os LEDs amarelos também aguentam em geral 20mA de corrente, mas ainda ninguém apontou essa “falha” no meu artigo e deu-me jeito para introduzir melhor este conceito da corrente ;)

      • Shav said,

        Ops, desculpa escrevi tolice, é, eu me atrapalhei não sei com o quê, mas o que eu quiz dizer é se os led amarelos devem vir antes dos verdes, já que a corrente máxima (e não pico kkk) deles é de 0,015A e a dos leds verdes são de 0,02 A. Então se eu tiver certo dessa vez os leds amarelos irão limitar a corrente para os leds verdes não é isso?

      • Njay said,

        A resistência é que limita a corrente, os LEDs não limitam a corrente, e é por isso que precisamos da resistência. A resistência é que manda, por isso se for calculada para 0.015A é essa a corrente que vai passar em todos os LEDs (assumindo que estão ligados em série).

      • Shav said,

        Valeu mesmo! Fique com Deus.

  70. Henrique said,

    Tenho uma lanterna de LED CREE 5W que funciona com 3 pilhas AAA
    Gostaria de substituir as pilhas e liga-lo na tomada 110v

    Do que eu preciso?

    Obrigado pela ajuda.

    • Njay said,

      Um tranformador “de parede” com saída de 4V a 5V, e capaz de fornecer 1.5A ou mais de corrente

  71. aurelio said,

    alguem pode me dizer qual o nome desce led amarelo ai em cima ?

  72. Fernando said,

    Prezados,

    Tenho um painel em vidro bem grande com o desenho da minha rede de dados entre dois vidros e gostaria de colocar um LED em cada ponto de presença dos meus equipamentos para apagar ou piscar quando houver problema na comunicação.
    Tenho um programa que checa estas informações de tempo em tempo e posso emitir valores pela serial, só não sei como criar este circuito para acender os LEDs. Alguém pode me dar uma luz como fazer isso ou a forma correta para que eu coloque isso em papel e solicite alguma eletrônica pra fazer?
    ah, gostaria de poder monitorar 64 equipamentos.
    Grato!

  73. CELSO EDUARDO ALENCAR LINS said,

    Ola amigo, boa tarde…estou com alguns problemas, a tempo atras estou tentando montar um circuitinho para o carrinho de meu filho , e toda vez que ligo 4 leds peq vermelhas e amarelas(lanterna) e duas super brancas(farol) com 3 pilhas pequenas de 1,5v ,sempre queima uma delas (não uso resistencia nenhuma pois só após ler essas instruções é que me dei conta dela), como devo proceder pois sou totalmente leigo nesse quesito, poderia me orientar o que devo fazer??obrigado

    • Njay said,

      É exactamente isso que falta, a(s) resistência(s). Basta seguir o artigo para calcular o valor para as resistências para os LEDs, usando uma montagem em série ou em paralelo, tendo em conta que com 3 pilhas de 1.5V (muito provavelmente em série) tem disponíveis 4,5V (tá tudo no artigo).

  74. Luis said,

    Show, o topico explicou exatamente oque eu estava procurando, sanou todas as duvidas.

    Parabens e obrigado.

  75. HELTON R. said,

    Bom dia Njay , estou precisando de um orientação, tenho alguns equipamentos de iluminação e estou montando uma pequena mesa com 10 interruptores para liga-los, a tensão é 127v, então quero colocar uma indicação por led nos interruptores, quando acionados acenderá também o respectivo led. A dúvida é como fazer isto, pois a tensão é AC e os leds trabalhão em DC também não aceitam tensão reversa, então devo colocar outro diodo limitando a tensão e em qual lado do led?
    R=V/I > R=127/0,02 = 6350 Ω seria então qual resistor para comprar no mercado?

  76. Diego s. Lima said,

    Olá
    Muito legal a explicação … mas estou passando por um dilema complicado.
    Preciso fazer um circuido para operar em 12V corrente continua e 127 em AC.
    Queria saber se é possivel interligar o polo positivo do led com dois resistors sendo que cada um deles estaria apropriado para reduzir uma tensão especifica, ou então o que seria a dequado que eu fissece
    vlw pela atenção

    • Njay said,

      Esse esquema de 2 (ou mais) resistências pode ser feito, só que um LED não se aguenta em 127V AC, independentemente do valor da resistência.
      Lamento mas não tenho uma resposta pronta para essa questão.

  77. Pimp said,

    eu posso usar uma pilha de 3V em vez de duas de 1,5?

    • Njay said,

      Sim, perfeitamente, o que interessa é o valor da tensão e não quantas pilhas temos para atingir esse valor.

  78. Celmar said,

    Bom post,
    Gostaria de saber onde posso comprar LED´s infravermelho com algum alcance, é que algum tempo atrás comprei uma luz de LED´s para meter na cabeça como a que os mineiros usam. Comprei 8 LED´s IV e substitui pelos LED´s brancos. O problema é que apenas têm um alcance de 20 cm, o que não é nada bom.
    Algum site ou loja que vendesse esse tipo de LED´s, que fosse sugerida agradecia.

    Obrigado :D

    celmarfg@hotmail.com

  79. Renato Lazzari said,

    Muito útil e bem explicado!

    Parabéns!

  80. Shav said,

    Olá Njay sou eu de novo! eu queria saber se… por exemplo, eu tivesse uma fonte de 12V (qualquer uma) e quisesse fazer acender 6 leds azuis ,na teoria não é possível, pois 12v não são suficientes para iluminar todos eles de uma vez, mas se por exemplo eu colocasse um capacitor (de 30v por exemplo) depois da fonte e uma resistência depois do capacitor, será que funcionaria? Porque eu li um artigo de um blog que relatava que um capacitor só funciona em AC e em VC dicilmente se carregaria?
    O esquema ficaria mais ou menos assim:

    -FONTE+ —— Capacitor || —–RRRR——6LEDS

    • Njay said,

      A resposta para o teu problema está no artigo.

      • Shav said,

        Então teria uma outra forma de acendê-los (sem o capacitor)?
        Agradeço e desculpe o incômodo.

  81. valter vieira said,

    Njay,em quantos minutos[ininterrúptos ou não] 2 baterias de 1,5v., alimentando 1 led amarelo, manterá a luminosidade do led num padrão desejável. [Instalação atual com lampadas de lanterna tradicional]. Utilizando uma bateria de 9v, que parece-me o correto ,terei aproximadamente 8 hs de led com luz normal? Grato

    • Njay said,

      Para um cálculo (optimista) é preciso saber o consumo de corrente (em A) do dispositivo a ser alimentado e saber a capacidade das pilhas ou bateria (em Ah) usada na sua alimentação. Aí, e assumindo que o consumo do dispositivo é constante, a duração é dada por capacidade a dividir por consumo. Por exemplo, 1 LED a consumir 20mA (0.02A) alimentado por uma bateria de 1000mAh (1Ah) ficaria aceso por 1Ah / 0.02A = 50 horas.

  82. HARLEY said,

    Boa noite.Preciso de sua ajuda.Sou leigo e pretendo fazer um enfeite de Natal,na loja encontrei um led grande de tres cores,como faço para ligar cada led em um transformador(fonte)?Tenho que levar em consideração quantos w. é a saida do tranformador,certo?Alem do led ,o que devo usar dependendo dos wats da saida do transformador?A saida do transformador é logico que tem que ser 3v. mas caso for maior,oque faço?Da para voce me orientar?OBRIGADO

  83. Lauryn said,

    amigo, estou planejando fazer um painel com leds de alto brilho (necessito aproximadamente 12 leds) da luxeon rebel 350mA 3v usando os drivers tambem da mesma fornecedora como eles mostram no video a seguir http://www.youtube.com/watch?v=ctVlUwQnLmg mas minha duvida eh como esses drivers trabalham para q nao haja necessidade de resistores e como calcular entao quantos leds posso ligar em serie a esse driver/fonte e se esse driver tem que ser como no video de 700mA. ah, pensei que sera entao necessario usar um dissipador, para que nao haja muita perda em calor, o que voce acha?
    esse eh o site do fornecedor http://www.luxeonstar.com
    Obrigado desde de ja!!!

  84. MARCOS AURÉLIO DE SOUSA MIRANDA said,

    gostaria de fazer lanternas trazeiras do meu carro com leds, peço ajuda.

  85. Genilson said,

    Bom Dia.
    Eu Fiz um letreiro de les (branco alto brilho) são 125 leds ligados de 5 em 5leds
    eu adotei uma resistência de 1000R a voltagem de cada led éde 3V.
    este letreiro foi ligado em um caminhão, sua bateria é de 24v mais quando ligado devido ao alternador chega a 28v.
    o interessante é que eu limitei em 15mA a corrente.
    e mesmo assim estáqueimando muito led, outra coisa que notei é que sempre tem um led da carreira que brilha mais.
    você tem idéia do que pode ser?
    Grato.

    Genilson Miranda.

  86. Leandro said,

    Muito bom, ja me deu algumas idéias.

  87. RONALDO said,

    Meus amigos, estou tentando fazer,um circuito de mais ou menos 45 leds IR, mas esta esquentando os leds e as resistencias, ja coloquei resistores um para cada led, mas mesmo assim tem ficado muito quente. Alquem tem uma resposta para me dar ou uma ajuda

    Obrigado

  88. Lucas Masotti said,

    O modelo correto não seria com o resistor DEPOIS do LED, conectado a “perninha” negativa do LED e ao GND?
    Como esse:

    • Njay said,

      É indiferente.

      • Ferraz said,

        Olá Njay

        Li este artigo de fio a pavio, está fantástico, os meus parabéns.

        Sou um portugues curioso a quem deram uma tarefa ingrata!
        tenho um reclame luminoso, de um cliente importante aqui em Angola que funciona por LED´s.
        São uns LED´s Philips, creio que de alto brilho, de 24V.
        Tem um transformador de 24v 60w ligado (que queimou) encomendei um transformador de 24v 80w para substituir o queimado, mas os LEDs não acendem, piscam uma fracção de segundo e desligam.
        De notar que estão cerca de 300 LEDs ligados ao transformador…
        Gosteria de trocar mais algumas impressões consigo, se possivel por E-mail, pois brevemente terei mais casos destes para resolver e estou um pouco “perdido”
        desde já o meu muito obrigado.
        CFerraz

      • Njay said,

        Obrigado pelos parabéns caro Amigo, e ainda bem que o artigo lhe foi de alguma utilidade.
        Eu diria que deve haver alguma electrónica entre o transformador e os LEDs, ou os próprios LEDs têm essa electrónica (pode ser apenas um quadradinho de 1cm quadrado). Cheira-me que há problemas aí, talvez condensadores electrolíticos estragados (pode não ser visível exteriormente, se forem do tipo baixa ESR em cuja ESR aumentou). Mais do que isto e com discussões por email chama-se consultoria, e para isso eu ia ter que lhe cobrar :)
        Boa sorte

  89. Ferraz said,

    Olá Njay

    Mais uma vez o meu muito obrigado, realmente tem razão, de x em x led´s um deles tem o corpo maior e (apesar de ser blindado com borracha, abri-o) tem electrónica dentro. Tem cerca de 2 dezenas de componentes, em smd…

    Apenas uma questão: de que forma posso testar os leds para definir qual ou quais estão avariados? Uma vez que se encontram em grupos de x leds, posso testar grupo a grupo? e com que potencia?

    mais uma vez o meu muito obrigado.

    Carlos Ferraz
    Luanda

    • Njay said,

      Se os LEDs dão uma piscadela, eles devem estar bons. LEDs avariados (tipicamente “queimados”) nunca dão luz. Quanto ao procedimento de teste depende muito da forma como tudo isso está ligado; a electrónica aí pelo meio “muda tudo”, mas se só há uma placa por cada X LEDs, essa placa deve estar a controlar um grupo de X LEDs. Talvez uma dessas placas esteja “em curto” fazendo com que nenhuma funcione pois devem estar ligadas em paralelo, o que explicaria o facto de o transformador original ter queimado – agora já me parece mais fácil criar uma estratégia de teste… ;)

  90. É super fácil simular um circuito electrónico! « Tróniquices said,

    [...] passar, que é exactamente o que nós queremos para um LED. Desta forma libertamo-nos de ter que calcular uma resistência diferente para cada cor de LED, e para cada tensão que quisermos usar para alimentar o [...]

  91. DEUSDABOLA said,

    Amigo, não entendo nada de eletronica e gostaria de saber se posso ligar uma lanterna de led em em uma bateria de carro? qual as alteraçoes que devo fazer? abraço

  92. Joelbsb22 said,

    Informação clara, precisa e de qualidade.
    Estou montando uma iluminação com 20 leds UV 5mm alto brilho para o gabinete do meu pc, e com esse material fica dificil fazer besteira. Esses 20 leds são suficientes , ou são poucos para o interior de gabinete de 4 baias?
    Parabens pelo belo trabalho!

  93. Julio said,

    Antes de mais nada, PARABENS!! Muito boa a explicação.
    Fiz o projeto que voce explicou colocando led em série e num contexto maior fazendo em paralelo. Meu desafio agora é faze-los piscar!!!! primeiro não vou me preocupar com o tempo que cada led vai ficar apagado/aceso (depois eu vou…)

    Voce poderia indicar quais os componentes novos que irei precisar introduzir no meu circuito ? agora no momento estou lendo sobre Capacitores … ta complicadinho…

  94. Francisco said,

    Onde que LED tem Perninha????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    • Njay said,

      Logo ali por baixo da cabecinha.

  95. LEONARDO said,

    Parabéns pelo tutorial ta bem explicado, inclusive com relação as correntes máximas e tudo mais… polarização do LED. Meus parabéns.

  96. NICACIO said,

    Realmente muito interessante e muito detalhado todo o conteudo da matéria, parabéns. Gostaria de sabar se poderia me ajudar com um projeto que estou fazendo, trata-se de uma mini usina de biodiesel didatica, onde ela trabalhará em modo manual e automatico, no modo manual teremos botões que acionarão eletrovalvulas através de reles de 12V e 5A, um motor de 3V e 6A, mais alguns componentes que terão em torno dessas mesmas dimensões, compramos botões que tem sinalizadores, pelo fato de estarmos usando pouca tensão as luzes de indicação não funcionam, então compramos led’s verdes de auto brilho para fazer o papel de indicação, vamos ter uma espécie de supervisório também feito com leds, mas estes serão de auto brilho na cor azul, onde deverão mostrar as fases do processo, vamos ter toda a estrutura desenhada numa caixa de comando, com esses leds azuis nos locais onde estarão nosso motor, as eletrovalvulas controlador de temperatura, a resistencia, o termopar.
    Se fosse com você, como procederia pra fazer essas ligações?
    Muito obrigado pela atenção, e fico no aguardo de seus conselhos e dicas.

    Ah, desculpeme, esqueci de mensionar que os leds verdes são de ø5mm, e os azuis ø3mm.

  97. Leo said,

    Njay, muito boa a matéria, mas tenho uma dúvida: Tenho 500 leds brancos de 5 mm comuns para ligar em um circuito paralelo com corrente de 12V. Qual deverá ser a amperagem da fonte?

    Agradeço antecipadamente a atenção.

  98. led 230v said,

    malta antes de mais parabens pelo bom blog…

    o meu problema é o seguinte queria ligar dois leds de alto brilho a 230v …

    por favor como é que eu faço ?

    obrigados

    • Njay said,

      Fácil. Pegas num transformador de parede, ou até carregador de telemóvel, e aí ficas com a tensão indicada nesse aparelho (é mais fácil se tiverem tensões de saída entre 5 e 12V). Depois é só aplicar os ensinamentos deste artigo para calcular resistências para os LEDs.

  99. led 230v said,

    sendo assim faço uma lâmpada a trabalhar a 12v …
    estou a pensar fazer uma lâmpada com 20 leds de alto brilho …
    e iria ligar os leds em paralelo cada led levaria uma resistência de 480…

    amigo acha que dá ?

    eu cálculos , tou fora não pesco nada de matematica sou zero

  100. Vitor said,

    a queda de tensão de um led alto brilho é a mesma do led normal de mesma cor?

  101. lipe jr said,

    pow sou do rj.brasil.adorei as explicações.estou penssando em fabricar uma luminária usando leds.porem queria ligadas diretamente na energia eletrica(sou eletricista + adoro eletrónica).baseado na ligacão de mangueira luminosas ja existentes no mercado.que tem um ci que transforma a corrente alternada(ac) e corrente continua(cc)e ligados a uma sequencia de + ou – 80 a 100 leds.posso aplicar esse mesmo mecanismo para montar minha luminária?
    lembrando que liguei as mesmas (mangueiras luminosa )na corrente alternada.porem ela ficou piscando rapidamente.quase ñ notamos a olho nu.
    resumindo.posso pegar o cabo da tomada com o ci e montar minha luminária,com leds em série.exemplo tenho 127v(tomada)usando 42 leds brancos de 3,1v,obtenho130v. to correto no meu penssamento?

  102. Ricardo said,

    Amigos, ficaria muito grato c alguem pudesse me ajudar, quero ligar 4 leds sendo dois brancos e dois vermelhos segundo os calculos os leds somam 13,4v pelo que indendi preciso d uma bateria 12v mais uma pilha d uns 2v assim ligaria sem resistencia? Como posso ligar esses 4 leds? Com qlqr pilha ou bateria ou resistores, preciso de ajuda. (seria para um carro em miniatura 1:18) Grato abraço a todos.

    • Njay said,

      Os LEDs têm sempre que levar uma resistência. Tens que dividir os teus em 2 grupos de forma a que a queda de tensão seja inferior aos 12V que tens (0.5V ou mais de diferença) e usar uma resistência para cada grupo.

      • sonda said,

        ola amigo.
        muito bom adirei tudo, maaas estou precisando de ajuda…
        tenho 2 leds asuis e quero colocar no painel do carro, obrigatoriamente tenho q usar uma resistencia, tenho um monte de resistencias q tirei de um receptor de parabolica antigo, posso usar qualquer uma resistencia? ou tenho q achar alguma resistencia com determinada sequencia de cores? eu nao concigo identificar pelos numeros, pois só tenho as cores.

  103. João Aguiar said,

    Boas…eu gostaria q m desses uma ajuda..eu quero fazer uma coisa simples ligar um led azul por usb no computador..soq n percebo mt bem como s faz as contas para os resistores…so t sei dizer q um computador dá 12V =S s m pudeses dizer o q tenho d comprar ajudava mt =)

  104. João Aguiar said,

    ha e obvio q tmb USB debita 5V..

    • Njay said,

      Já tens a informação toda… se fores ligar ao USB, são 5V de tensão de alimentação, tens um LED azul…. é aplicação directa do artigo ;)!

      • João Aguiar said,

        pera estas a querer dizer q posso ligar logo o LED ao USB?

      • Njay said,

        Não. Estou a dizer que acender esse LED é aplicação directa (da teoria) do artigo, esse é o caso mais simples, só tens que calcular o valor da resistência e já tens todos os dados necessários.

  105. jaisan said,

    Os leds nao funcionam em serie !!! alguem me prova o contrario ?

    • Njay said,

      Claro que funcionam, pega em 2 LEDs vermelhos, liga em série (o cátodo de um no ánodo do próximo), com uma resistência de 330 Ohm, e alimentados por uma pilha de 9V. A ligação é: + da pilha -> ánodo do LED1; cátodo do LED 1 -> ánodo do LED 2; cátodo do LED2 -> resistência; outra pata da resistência -> ao – da pilha.

  106. marcelo said,

    Aeh! Eu posso ligar cinco leds azuis direto na bateria da moto 12v ????

    • Njay said,

      Poder poder podes, só que … puff!

    • jaisan said,

      Marcelo é melhor voce ligar 6 led em serie para nao queimar, pode confiar pois NJAY disse que funcionam em serie entao nao precisara de resistor !!!

  107. led 230v said,

    como posso ligar só um led a 230 v ?

    só necessito ligar um led a 230 v …

    como posso o fazer ?

    obrigados

    • jaisan said,

      Pode ligar sim siga esse exemplo do texto
      R = (4.5 V – 3.1 V) / 0.02 A = 70 Ω
      em vez de 4,5v coloque 230V…. OK

  108. led 230v said,

    então que materiais tenho que comprar ?

  109. gildo cabra fernandes said,

    bom dia gostei do seu post e gostaria que se fosse possível que me ajudasse. gostaria de montar um circuito em serie com 30 leds para ligar em uma bateria de 12v. muito obrigado

  110. Fábio Caparica » Links entre 18.09.2011 e 02.10.2011 said,

    [...] Como acender um LED? « TróniquicesEntão como é que se acende um LED? Bom, para começar precisamos de 1 LED, 2 pilhas de 1.5 V ligadas em série e uma resistência cujo valor calcularemos mais tarde usando a mesma fórmula baseada na Lei de Ohm do artigo anterior. O LED é polarizado, isto é, as suas perninhas são electricamente diferentes e a forma como se liga ao circuito importa; há uma forma correcta de o ligar e trocar uma perna pela outra não é válido. Uma das perninhas chama-se ánodo e liga-se ao lado positivo das pilhas. A outra chama-se cátodo e liga-se ao lado negativo. A forma de se identificar o ánodo e o cátodo de um LED é através de 1 de 2 marcas: o cátodo tem a perninha mais curta e, em alguns LEDs como os redondos, também tem um corte na aba. [...]

  111. gil said,

    num sei se vc ja viu aqueles carregadores de bateria universais, o meu possuia um pequeno painel… esse esquema funciona p ele tbm?

  112. alexandre said,

    a gente pode instalar qualquer resistor para leds de alto brilho, ou apenas de 1K?

    • Njay said,

      Os LEDs de alto brilho seguem as mesmas regras de que falo no artigo. Só muda a queda de tensão que eles provocam. Os valores que dei na tabela para LEDs azuis e brancos já são para os de alto brilho mais comuns. Mas para se ter a certeza só mesmo vendo na datasheet do LED que se está a usar.

  113. denise said,

    amei sua maneira de explicar….

  114. julia quaresma said,

    tbm

  115. Maciel said,

    cara, melhor comentario sobre led que ja ouvi para min não esquecer vou decidir q todos os leds são 3v ea corrente de 20mA que vc acha?
    obrigado.

    • Njay said,

      Força! Depois conta aí a experiência.

  116. rafael cardoso said,

    entao njay, vou colocar 3 leds em serie no som do meu pai,na caixa q tem os alto falante, da bateria do carro sai 12v,e acho q 60A, minha duvida é,se um led azul precisa de 0,02A, automaticamente colocando o resistor 68Ω,alem da voltagem cair para o necessario,o amper tambem vem junto para os 0,02?

    • Njay said,

      Deves estar a referir-te aos 60Ah da bateria, que indica a sua capacidade e não tem a ver com a corrente que vai sair para o LED. A resistência é que controla (limita) a corrente que passa por ela e pelo LED, é para isso que ela serve neste circuito de acender um LED. Não passa mais corrente do que aquela que a resistência deixa, nem que tivesses uma bateria de 12V e 1000000Ah!

  117. Marcos Henrique said,

    Amigo Njav, queria pedir-te uma ajudinha:
    Eu tenho uma mesinha refrigerada para notebook que eu mesmo fiz com 3 coolers de 12v, eu queria ligar 4 led’s azuis para acender debaixo do notebook, para dar um contraste azulado por baixo do note, então:
    Posso ligá-los em cada cooler 1 led ou ligo em série nas 4 pontas da mesinha ou em paralelo? Depois te mandarei as fotos da mesinha “antes e depois de pronta” para analisares. Outra:
    queria montar um circuitosinho usando um termistor para ao invés de ficar ligando e desligando pelo “click-botão, queria usar a própria saída de ar quente do notebook para quando ele estivesse refrigerando pelo ar gerado dos coolers, os próprios coolers desliguem automaticamente pela função do termistor. Seria na verdade um liga-desliga automatico. A fonte que ligo os 3 cooles é de 12v. Depois te mandarei as fotos.
    Um forte abraço!!!!! e obrigado pela ajuda e parabéns pela orientação dada aí em cima, sem mais obrigado!!!!

    • Njay said,

      Para ligar 4 LEDs azuis em série, 12V é pouco. Liga 2 em série com uma resistência, e mais outros 4 em série com outra resistência.

      Quanto ao termistor, terás que procurar por aí…

  118. Allan Torquatto said,

    Olá adorei as explicações.

    Bom gostaria de ligar 150 LED se eu for calcular a voltagem ficaria altíssima LED branco 750 V?

    + 150,00 LED
    * 5,00 V
    —————
    + 750,00 V

    + 4,00 V
    * 150,00 LED
    —————
    + 600,00

    + 750,00 V
    – 600,00 V
    —————
    + 150,00
    / 2,00 A
    —————
    + 75,00 Ohm uma fonte de 750 v por 3 A e um resistor de 75 Ohm?
    Por favor me ajude fico agradecido.

    • Njay said,

      Tens que usar a mistura dos métodos série e paralelo, tal como diz no artigo. Colocas em paralelo vários conjuntos de resistência e LEDs em série.

  119. fréd said,

    Ola,tudo bem?Eu estou com uma duvida,eu comprei um aerofolio para meu carro e ele tem 60 leds ai eu liguei ele no carro e acendeu normal só estava meio fraco.Conforme ele ficou um tempo ligado,ele apagou mas a luz do freio do carro ficou acesa e bem fraca,a bateria estava arriada,sera que foi por causa disso que os leds apagarão?Se eu chegase a ligar os leds positivo no negativo eles acenderião?Ou ja queimariam direto?
    Muito Obrigado pela atenção!!!!!

    • Njay said,

      Se a bateria tava muito fraca claro que os LEDs acabam por ficar fracos, mas como são muito eficientes, ainda ficam um bocadinho acesos. Não sei se queimam directo, eu não faço a menor ideia do que está dentro desse aerofolio.

  120. jose alberto said,

    posso ligar um emissor de lux em duas pilhas em serie de 1.5 cada uma sem ter que aplicar resistencia

    • Njay said,

      Não sei o que é “emissor de lux”.

  121. josealberto said,

    penso que e conhecido tambem por led

    obrigado

    • Njay said,

      Um LED já sei o que é. Ligar a 2 pilhas de 1.5V sem resistência faz com que possa acontecer de tudo conforme a cor do LED, algumas diferenças de fabrico, a temperatura ambiente e quanto tempo estará ele ligado. O LED pode queimar em poucos segundos, pode funcionar bem, pode aparecer fraquinho, ou vir a queimar daí a horas ou um dia qualquer no futuro. Um LED é barato, porque não experimentas?

  122. Ricardo said,

    Boa tarde estou ligando leds em 24 v e estao queimando , estou usando resistor de 1k5 .

    pode me ajudar?

  123. Pedro Gabriel said,

    Ei eu quero exatamente fazer assim

    um esquema caixinha de algo pequeno tipo celular e irei colocar pilhas 1.5 v ate que alimentar uma LED branca no furo da caixa em conjunto um acendedor akele de liga e desliga e e pronto.nas pontas de fio de cobre fiozinhos um metal para adaptar as pilhas e também daria para fazer com pila quadrada?

  124. Lídia said,

    Otimo! Muito bom o tutorial, pude entender muito facilmente o ligamento das LEDs, e isso me ajudou muito, porque estou pensando em um projeto, um lustre de LEDs (um simples claro), muito obrigada pelas dicas!

  125. raimundo n.s.a said,

    muito bom esse artigo

  126. Vini said,

    Ola Njay, gostaria de montar uma placa com varioas leds em paralelo e em serie, no entanto gostaria de saber como ligar as resistencias para obter duas luminosidades diferente com todos os leds, ou seja em um dado momento usa-los com metade de seu brilho e depois poder ativar o brilho maximo em todos os leds? pode me ajudar? A proposito parabens pelo arquivo, muito compreensivo.

  127. Luis Lima said,

    Ok. Gostaria de saber quantos dias dura esse esquema que voce publicou.
    1 LED + 3V ligados em serie.

  128. Diego Schmitz Menezes said,

    Olá, fa um tempão q não mexo com eletrônica, gostaria de saber se tem como ligar vários LEDs da mesma com com apenas um resistor.

  129. Diego Schmitz Menezes said,

    Bom, me expressei mal, desculpa pela pergunta mal formulada.
    Gostaria de saber se tem como acender vários LEDs em paralelo com apenas um resistor em série.

    • Njay said,

      Não é possível fazer isso de uma forma que funcione sempre.

  130. Paulo said,

    Olá.
    Boa explicação.
    Gostaria de dar uma contribuição:

    Há uma maneira de alimentar leds com tensões muito baixas (entre 0,7V e 1,5 V) através de um circuito oscilador conhecido como Joule Thief (procurem no Wikipedia). Ele é construído com um resistor, um transistor e uma bobina feita a mão, com um núcleo de ferrite toroidal (que pode ser encontrado em lâmpadas fluorescentes queimadas). Eu fiz um com um resistor de 1K, um TIP122, uma bobina com 6 ou 7 espiras duplas e alimentei 5 leds brancos de alto brilho (10mm), um led verde e ainda coloquei uma pilha de NiMH para receber carga do circuito, tudo em paralelo, alimentando com 1,17V e a corrente ficou fixa em 40 mA, independente da quantidade de leds acesos. Com 1,25 V (tensão de uma pilha recarregável de NiMH), a corrente pulou para 120 mA, mas o brilho aumentou muito. A frequência de oscilação ficou entre 20 e 80 kHz, dependendo da carga, da tensão de alimentação e dos componentes usados. Eu acredito que, um circuito assim possa acender entre 30 e 40 leds de alto brilho, sem muito esforço, consumindo pouca energia. Já vi malucos acenderem 100 leds em vídeos no Youtube, mas não testei pra confirmar.

    Aconselho os hobbistas a experimentarem.

    Abraço

  131. Mauricio Brito said,

    Caros colegas,
    Estou precisando colocar uma led que liga e desliga em tomadas de energia(dessas caseiras) de 110v e 220v. Qual o procedimento.
    Aguardo contato breve.
    Abraços

  132. carlos said,

    boas amigos gostaria de ligar um led de alto brilho usando pilhas tipo pastilhas de litium(1,5v) cada, no total de 4,5v será que alguem poderia me ajudar num sistema, será que é possivel fazer isto.?

  133. Venturini said,

    Muito pråtico a resposta valeu mesmo, obrigado

  134. Itachi said,

    Olá, eu estou afim de colocar leds no aro da minha bicicleta, e pretendo colocá – los em paralelo, os leds que eu pretendo usar são de 0,5 mm verdes e a fonte: duas pilhas de 1,5v em série, aí vem a minha dúvida, eu posso usá – los sem resistores? Desde já agradeço!

  135. ARINO said,

    MUITO BOA A EXPLICAÇÃO, BEM PRATICO E VAI DIRETO AO ASSUNTO!

  136. Vantuil Mataveli said,

    Olá, sei que o tópico é antigo más percebi que muita gente ainda comenta, eu estou com uma dúvida talvez vocês possam me ajudar. Eu preciso ligar cerca de 60 leds brancos, sei que eles consomem 3.2v, eu tenho uma bateria de 3.7v, se eu colocar apenas um regulador de tensão ou um diodo na bateria para reduzir ela para 3.2v posso ligar direto nos leds, vai funcionar sem ter que colocar um resistor para cada led?

    • Njay said,

      Não. Essa forma não garante que funcione nem garante que vá funcionar sempre. Mas pode fazer-se uma fonte de corrente de 20mA com o regulador LM317. O esquema é simples (o regulador + 1 resistência) e está no respectivo datasheet (sob o título “current source”).

  137. Isaac Vieira said,

    muito boa sua explicação.
    Eu tenho mas lampadas fluorescentes econômicas (aquelas de atarrachar no bocal) elas estão queimadas, eu queria aproveitar o corpo delas e fazer pequenos furo para adaptar com leds da cor branca, no caso aplicando a lei de ohm para oito leds em série paralelo de duas de quatro
    R = (110 V – 4 x 3.1 V) / 0.02 A = 97,6 V / 0.02 A = 4,8 KΩ
    preciso colocar um diodo retificador?
    se sim de qual o valor seria esse diodo, e quantos diodos seriam.
    obs. aprendi esse calculo com vc, valeu mesmo.

    • Njay said,

      O cálculo não está correcto porque os 110V “da parede” não são DC (continuos) mas sim AC e isso muda um pouco as coisas. A forma mais fácil e segura de usar esses LEDs é usar uma fonte de alimentação. Hoje em dia há muitos aparelhos que deixam de ter uso e podemos usar as suas fontes, como por exemplo carregadores de telemóvel.

  138. Inacio takeuti said,

    posso usar 6 leds branco em paralelo e 1 resistencia de 100 ohms alimentado pela bateria do veiculo de 12 v.
    A lanternas de leds atuamente vendi do no mercado que e fabricado na China são de 3,1 V – branca. Como verifico a capacidade deles.

  139. allan said,

    Bom dia como faço para ligar 40 leds alto brilho em uma fonte de 3 v? Sei que eles tem 3 v cada. Posso em ligar em paralelo sem resistores?

    Agradeço…

  140. Belton ruben said,

    Como faço para medir a corrente no led, com o multiteste??

  141. PAULO said,

    COMO LIGAR 30 LED UV EM PARALELO USANDO UMA BATERIA DE CELULAR ?

  142. Marco Paulo Blascke Piovezan said,

    Como ligar MUITOS LEDS em 110v ? entre 50 a 100 LEDS?

    marcopaulo.2012@yahoo.com.br

    por favor, é importante

    • Njay said,

      Dei a resposta 4 ou 5 comentários acima.

  143. junior said,

    como posso acender cerca de 25 leds em uma tensão de 220volts

  144. joao said,

    o cara ja explicou tudo no começo e o pessoal fica fazendo pergunta cretina, vao acender uma vela que ta mais perto do QI de vcs

  145. welton nascimento said,

    gostei da explicação mas não é o que quero. preciso ligar um led na ponta das vela de ignição para visualizar a hora da explosão cujo o bloco do motor cht 1.4 está em corte de 90º na frente dos pistões, obrigado

  146. Val870870 said,

    Eu tenho um roteador que fica encima da laje da casa que é ligado através de um interruptor, eu gostaria de colocar um led ta tampinha do interruptor para saber quando ele esta ligado como eu faço isto?

  147. val said,

    olá, gostaria de tirar uma dúvida, preciso ligar 12 leds vermelhas numa fonte de 4.8 v, iria ligar os leds em série de 2, mas usando sua explicação decidi ligar em paralelo mesmo, pois senão a bateria não daria conta, mas há um porém, ocorre que são 3 módulos de 4 leds cada, e como fazer a ligação podendo ligar um , ou 2 ou os 3 módulos, é possível?

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: